COEP

Bom, aqui estão organizados os meus posts (até o momento), sobre o COEP. Eles estão organizados na maneira que achei melhor para quem esta atras de informação, ou seja, na ordem cronológica inversa ao que foi originalmente publicado, ou seja, começando do começo. Espero que ajude.


A AJUDA EM 14 PASSOS:




É necessário um verdadeiro front de combate para vencer as exigências do COEP. Haja disposição para preencher tantos formulários e preparar toda a documentação. Acho que tem 3 semanas que estou tentando finalizar essa etapa, e ô etapa cansativa. Então vamos a um passo a passo para quem estuda na UFMG e precisa passar pelo comitê de ética.

1 - entre no site do coep: http://www.ufmg.br/bioetica/coep/
a primeira coisa estranha para quem não trabalha na área da saúde é a questão da bioética estampada desde o início.

2- No menu principal, clique em formulários. Lá eles vão te apresentar a 4 formulários. O primeiro que eu aconselho você a preencher é o Protocolo de Pesquisa. 

3- Clicando no Protocolo de Pesquisa ele vai abrir um arquivo que você deve preencher e que tem que conter a assinatura de diversas pessoas, então é bom já começar a olhar. O documento é muito voltado para a área da saúde e de pesquisas com medicamentos e tratamentos portanto se a sua pesquisa não estiver dentro dessa área, algumas perguntas vão lhe parecer, digamos, fora do contexto. Apenas responda as perguntas. (mais tarde coloco outro post mais detalhado sobre o protocolo de pesquisa).

4- Outro documento muito importante é o TERMO  DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) . Simplificando, é o documento que os sujeitos da pesquisa precisam assinar dizendo que concordam em participar da pesquisa. Esse documento deve explicar o objetivo da pesquisa e como a mesma será realizada. Além disso, é necessário colocar o nome e telefone de contato dos pesquisadores envolvidos (você e seu professor). Assim que o meu projeto for aprovado, coloco aqui o modelo do meu, mas por enquanto ele fica no sigilo. Coloque também o contato do COEP. IMPORTANTE: menores de 12 anos (entre 7 e 12) podem assinar no mesmo documento que pais ou responsáveis. No entanto, para sujeitos entre 13 e 18 anos, os documentos são separados.

5- Folha de rosto. Essa folha de rosto pode ser um problema. Ela deve ser feita junto com o seu orientador ou apenas por ele (precisa de uma senha de pesquisador que nós, reles mortais aspirantes a pesquisadores, não temos. Enfim, tem que ser o ORIENTADOR). Na página de formulários do COEP, clique em folha de rosto. Você será redirecionado para uma outra página. Nessa nova página, na parte superior, logo abaixo de SISNEP, tem um opção "registre seu projeto". Aqui o seu orientador precisa colocar a senha dele e preencher o formulário, que é tranquilo mas trabalhoso. Cuidado na hora de colocar a instituição, tem que ser a UFMG, e vai aparecer um ícone para você clicar e as outras informações aparecerão automaticamente, tais como endereço e telefone. Depois que a folha de rosto for criada, você tem 30 dias para entregar toda a documentação no COEP portanto só faça a folha de rosto quando já estiver com as outras coisas encaminhadas.

6- Parecer do seu projeto. Pegue o parecer na secretaria da pós depois que ele for aprovado na reunião do colegiado. Lembrando que ele também precisa estar assinado pelo departamento (deixe ele no departamento junto com os outros documentos que precisam ser assinados).

Agora fica mais fácil. Outras coisas que você precisa:

7- Carta de encaminhamento. Essa carta é apenas uma micro carta, endereçada ao COEP, que apresenta o projeto para as pessoas que irão analisá-lo. Ela dever ser assinada pelo seu orientador. Coloque algo do tipo: " Encaminho ao comitê de ética o projeto ....... para ser analisado". Na parte inferior coloque o nome do professor, cargo e assinatura.

8- Projeto completo. Hoje de manhã fiquei na dúvida de precisava do projeto completo e liguei para lá. A pessoa que me atendeu disse que sim portanto, mande o projeto também.

9- Curriculum vitae do pesquisador responsável e o seu (e de qualquer outro pesquisador envolvido diretamente na pesquisa). Se vocês estiverem cadastrados na plataforma Lattes, basta colocar o link para a página no protocolo de pesquisa (item 3) no item qualificação dos pesquisadores.

10- Termo de compromisso. No protocolo de pesquisa também existe um espaço para esse tremo de compromisso. Ele deve ser assinado por você e pelo seu orientador, além de outros pesquisadores envolvidos diretamente no processo.

11- Orçamento detalhado do projeto. Haha, quem me dera. Mas enfim, se você tiver um, não se esqueça de colocá-lo.

13- Concordância da instituição onde a pesquisa será realizada.

14- Referências Bibliográficas. Bom, no protocolo de pesquisa e no projeto já estão as referências, então acredito que não seja necessário repetir isso mais uma vez.

Para pesquisas realizadas no Hospital das Clínicas, é necessário aprovação da DEPE-Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do HC/UFMG.

Ainda na parte dos formulários, é possível ver uma lista com todos os documentos que devem ser entregues.

Post feito com a ajuda do site do COEP e da minha amiga que é uma flor de pessoa e me ajudou com várias dicas e documentos.

PROTOCOLO DE PESQUISA - PARTE 1

Depois de fazer o download do arquivo no site do COEP, vamos ao que interessa. O arquivo é extenso e cansativo, e tudo tem que ser visto nos mínimos detalhes.

1- as duas primeiras páginas são tranquilas. Lembre-se de se incluir (no caso do orientando) no item I.2 pesquisador responsável. Essa primeira página tem que ser assinada tanto pela diretora da faculdade quanto pelo chefe de departamento (meu caso é o DMTE)

2- Na página 2 a declaração de apoio institucional também deve ser assinado pela diretora.

3- Na página 3 nossos problemas começam. Esses 7 itens podem ser destrinchados em 5 paginas, no maximo, e para melhorar a vida essas páginas devem ser numerados com 3a, 3b, 3c, e etc. (isso deve ser coisa do demo, pq eu tentei tudo quanto foi coisa e não consegui numerar as benditas páginas desse jeito. Nem o santo google conseguiu me ajudar. No final das contas apelei e fiz o serviço do jeito mais dificil, mas quem souber resolver esse impasse na minha vida por favor me informe).
* itens IV.1 e 2 são os relativamente mais fáceis, o objetivo da pesquisa e os antecedentes, justificativa e relevância da pesquisa, explicitando a bibliografia.
*item IV.3 e 4 são na minha opinião parecidos, e eu fiquei meio perdida quanto a isso. No 3 eu coloquei a metodologiae no 4 eu fiz uma pequena descrição de como ela aconteceria, indicando o local, e como as coisas de fato aconteceriam.Não sei se esta certo, mas assim que fiz.
*Itens IV. 5, 6, e 7 são para mim uma incógnita. Eu me perguntava quais os riscos a minha pesquisa poderia oferecer, e não encontrava uma resposta para isso. No final, e com a ajuda de uma amiga, coloquei que os riscos eram constrangimento no momento da pesquisa e a possível coerção para responder as questões de acordo com o interesse do pesquisador. O que considerei importante foi ressaltar o sigilo sobre a identidade dos participantes e a possibilidade de abandonarem a pesquisa quando não quiserem mais participar. ( A minha pesquisa não apresenta riscos a não ser a mim mesma, que posso morrer vítima de estresse, de ataque cardíaco ou algum mal súbito provocado por esse exaustivo processo) Fala sério!

No plano de divulgação de dados, escrevi algo do tipo: " os dados obtidos serão apresentados em seminários, artigos, congressos e na dissertação de mestrado (e o que mais você conseguir se lembrar), resguardando-se a identidade dos sujeitos. Nos critérios para interromper ou suspender a pesquisa, escrevi algo do tipo: qualquer sujeito pode se retirar da pesquisa em qualquer momento sem nenhum tipo de prejuízo.  Essas perguntas são, na minha humilde opinião, voltadas demais para a área da saúde, onde elas fazem o maior sentido, mas eu me pergunto o que elas fazem na área da educação. Devo confessar que só consegui escrever isso tudo nas 5 páginas porque usei espaçamento simples. No 1.5 não caberia de jeito nenhum.

PROTOCOLO DE PESQUISA - PARTE 2

Bom, finalmente escrevi sobre o restante do protocolo de pesquisa do COEP. Portanto, precisando de alguma coisa, dê uma olhada aqui. Continuando por itens:

IV.8 Local da pesquisa. Bom, nesse item é pra colocar realmente o local onde a pesquisa será realizada, não tem muito mistério.

IV.9 Orçamento da pesquisa. Se você for um desses sortudos, coloque o seu orçamento. Se, como no meu caso, não for, coloque "não se aplica" ou " os custos da pesquisa serão financiados pelo próprio pesquisador". ( No meu protocolo, eu coloquei não se aplica e passei direitinho, mas tive colegas que tiveram problemas quando escreveram isso.)

IV.10 Coloquei um "não se aplica" novamente.

IV.12 Declaração de que os resultados serão tornados públicos. Nesse item, escrevi o seguinte: "Como pesquisadora responsável, declaro que os resultados serão tornados públicos, sejam eles favoráveis ou não. Todavia esses resultados serão analisados com cuidado para não prejudicar direta ou indiretamente as partes envolvidas na pesquisa."

IV. 13. Uso/ destinação do material. Eis o que escrevi: "Como pesquisadora responsável, declaro que os materiais coletados, como os questionários preenchidos e as gravações com as entrevistas dos sujeitos serão arquivadas com código, buscando assim manter o sigilo das informações e da identidade dos participantes."

V. Informações relativas aos sujeitos da pesquisa

V.1 Acho que as informações estão bem claras no protocolo. Explicitar quem são esses sujeitos, quantas entrevistas/ questionários serão aplicados e se existe alguma diferenciação por sexo, cor, grupo social e etc.

V.2 Se for usar questionario ou entrevista, explicitar quando e como eles serão aplicados. Além disso, é bom deixar claro que "De acordo com a Resolução 196/96 do CNS, nenhuma pesquisa é isenta de riscos, todavia os depoimentos serão publicados somente com o consentimento dos depoentes e serão sigilosos, preservando assim a identidade dos participantes, além disso, os resultados alcançados serão analisados cuidadosamente para não prejudicar os sujeitos envolvidos."

V.3 Coloquei a seguinte informação nesse item: "Os dados coletados (indicar de que maneira eles serão obtidos) serão utilizados exclusivamente para comunicações e publicações acadêmicas que contribuam para os propósitos .... "

V.4 Descrição do plano de recrutamento de indivíduos e os procedimentos a serem seguidos. Novamente, acho que vale a pena resumir a metodologia e descrever mesmo como os sujeitos serão escolhidos em todas as etapas da pesquisa. Ressaltar que somente os interessados irão participar da pesquisa.

V.5 Anexar o formulário de consentimento livre e esclarecido. Como na minha pesquisa eu preciso de 6 formulários diferentes, considerando-se a faixa etária dos meus pesquisados e as duas etapas com os sujeitos, eu esclareci qual anexo era referente a qual faixa etária. Então escrevi: Anexo 1 - sujeitos com tal idade; Anexo 2- pais dos sujeitos com tal idade... e assim por diante. Se você tem apenas um TCLE, acredito que basta anexá-lo no final, com os outros documentos.

V.6 Descrição de quaisquer riscos, com avaliação de sua possibilidade e gravidade. No meu protocolo, coloquei a seguinte frase:

"A pesquisa não possibilitará quaisquer riscos, uma vez que as entrevistas e os questionários só serão realizadas mediante o consentimento dos sujeitos, o que o torna totalmente livre para participar ou não da investigação."

Agora, se a sua pesquisa apresenta qualquer risco, seja bem claro quanto a isso na sua resposta, sendo o mais claro possível. 

V.7 Mais uma sobre os riscos. Sugestão: " Como já ressaltado em outros itens do protocolo,  serão realizados  questionários e entrevistas. As informações fornecidas pelos sujeitos participantes serão mantidas em total sigilo, buscando assim preservar a identidade dos mesmos."

V.8. No meu caso, "não se aplica".

TERMO DE COMPROMISSO. Precisa ser assinado pelo orientador e pelo orientando. Sugestão: " Eu, Fulano de Tal, como pesquisador responsável me comprometo a cumprir os termos da Resolução 196, de 10 de outubro de 1996, do Conselho Nacional de Saúde. ( o mesmo vale para o orientando, só tiraria o "pesquisador responsável")

Currículo dos pesquisadores. Basta colocar o nome da pessoa e em seguida o link para o Lattes.


Precisando de mais alguma dica, deixe um comentário que eu respondo.

2 comentários:

  1. Muito bom o seu blog. :)
    Sucesso!
    Bjs,
    Cinthya Leite

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  2. Achei seu blog muito útil. Parabéns pela inciativa. Vc saberia me dizer se existe uma formatação ideal para entregar o projeto de pesquisa para ser analisado pela comissão de ética?

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